domingo, 21 de abril de 2013

Grupo de Estudos em Solos Agrícolas comemora dia da conservação do solo

A data de 15 de Abril foi escolhida para o Dia da Conservação do Solo em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país. Suas experiências estudando solos e agricultura, nacional e internacionalmente, fizeram dele um conservacionista dedicado. Também pela capacidade de comunicação de seus textos, muito conquistou para a causa mundial da conservação.


        
Para comemorar a data, Gesa, realizou na ultima terça-feira, 16 de abril, um bate-papo que contou com a participação especial do professor Paulino. O objetivo do bate-papo foi comemorar uma data tão importante e também dar as boas vindas ao professor Paulino, que esteve afastado da Instituição, devido a problemas de saúde, e retornou neste mês á suas atividades como professor. O encontro teve como tema “Solos: Da gênese a Conservação”.        
Durante a reunião os alunos fizeram questionamentos ao professor Paulino que foi elucidando as dúvidas de forma casual, tornando o bate-papo dinâmico e descontraído. Foram abordados temas referentes desde a gênese e morfologia do solo, levantamento e classificação, fertilidade e é claro conservação do solo.

          
         No final o professor Paulino salientou que a conservação do solo não deve ser vista de forma isolada e sim trabalhada de forma global, levando em consideração a conservação do solo, da água, da economia e é claro a conservação da vida.
          Participaram do bate-papo cerca de 50 alunos, entre membros e não membros do Gesa, O encontro contou também com a participação da professora Sheila, orientadora do Gesa.