-->
No mês de julho, o GESA conseguiu firmar junto ao gerente sócio da AP-Bambuí, o Eng. Agr.º Paulo Sérgio de Castro, mais um projeto de pesquisa. O Vice Coordenador Geral do GESA - Henrique José Guimarães Moreira Maluf, com o auxílio de professores da instituição coordenará o experimento que está sendo montado na Fazenda do Sino, de propriedade do Sr. Levy Supione, no município de Bambuí, próximo ao campus, os estudantes de Agronomia associados do GESA: Saulo, Júriann e Júlio também são integrantes da equipe que desenvolve este experimento inédito.
O experimento terá como objetivo avaliar o efeito de diversas doses de gesso agrícola na química do solo e na resposta de diversas culturas que na propriedade será plantada, como: Milho; Feijão; Adubos verdes cultivados, entre outras.
Para ter dados mais interessantes o projeto deveria ser implantado num sistema mais sustentável como o plantio direto, contendo assim uma boa cobertura de palha sob solo. A área a ser implantada tem 9 anos de sistema de plantio direto e contêm uma significativa cobertura no solo. A área total do experimento de 0,43 ha , contêm 20 tratamentos e faixas de espaçamento entre tratamentos suficientes para não influenciar os seus dados.
O experimento será avaliado em todos os elementos da análise de solo dividida em amostras de 0 até 80 cm de profundidade, assim como dados da cultura em desenvolvimento, espessura de caule, número de folhas, profundidade do sistema radicular, produtividade e teores de elementos na folha.
Apenas com a pesquisa conseguiremos levar ao campo a tecnologia ideal para a região de Bambuí. São os alunos membros do Grupo de Estudos em Solos Agrícolas, abrindo as fronteiras do conhecimento e da pesquisa no IFMG – Campus Bambuí.