Parceria GESA com a UFLA na pesquisa Avaliação da eficiência de inoculantes microbianos de leguminosas nas culturas do Feijão Comum (Phaseolos vulgaris L.) e Feijão Caupi (Vigna unguiculata L.) para métodos de seu controle de qualidade e inspeção visando à expansão de seu uso na agricultura brasileira
Nos últimos anos o mundo tem se deparado com novo cenário em relação aos insumos agrícolas que representaram a grande força motriz da revolução verde. O aumento da demanda de adubos químicos a nível mundial, associado ao descompasso com a sua oferta ocasionou elevação de preços a níveis cada vez mais inacessíveis, não só aos pequenos e médios, mas também aos grandes produtores. Tornando de fundamental importância o incremento da contribuição dos processos biológicos e microbiológicos para a produção agrícola, tanto em termos econômicos, como ambientais globais.
Sabendo dessa importante contribuição microbiológica é que o Grupo de Estudos em Solos Agrícolas (GESA), representado pelo Vice Coordenador Geral Henrique José Guimarães Moreira Maluf junto com a coordenação do curso de Agronomia do IFMG, campus Bambuí, consolidou a parceria com o projeto de pesquisa da UFLA, coordenada pela Drª. Fátima Maria de Souza Moreira durante a realização do Seminário de Ciências do Solo e Agricultura Mineira. O projeto consta em avaliar a eficiência de determinados estirpes de bactérias que serão inoculadas nas culturas do Feijão comum (Phaseolos vulgaris L.) e Feijão Caupi (Vigna unguiculata L), o experimento visa obter resultados quanto ao desenvolvimento e produção das culturas envolvidas, como também indicar novas estirpes, adequação das estirpes recomendadas e avaliações de novas formulações, modos de uso ou concentrações rizobianas.
Este projeto será desenvolvido em várias regiões do estado de Minas Gerias, no município de Bambuí, será situado no campus do IFMG e desenvolvido por membros do GESA, que compõem a equipe de pesquisa. A equipe selecionada no final do ano passado é formada pelos membros: Fernando Bruno Xavier; Geraldo Magela Silva Garcia; Guilherme Ebelem Guimarães Moreira Maluf; Jefferson Ricardo da Costa; Nagla Maria Sampaio de Matos e Urbano Teixeira Guimarães e Silva.