segunda-feira, 26 de julho de 2010

2º Processo Seletivo 2010

O Grupo de estudos em solos agrícolas (GESA) faz saber aos interessados que, no período de 26/07/2010 a 27/08/2010, estarão abertas as inscrições para o 2º Processo Seletivo 2010, regido por este Edital, para os interessados em serem membros constante do item 1.1 deste Edital, com validade para o 2º semestre letivo de 2010.

1. DO GRUPO
1.1. O número de vagas, no grupo, conforme a especificação, está abaixo relacionado:
GESA
Modalidade
Vagas
Duração
Membro
15
Indeterminada.




2. DAS INSCRIÇÕES
2.1. A inscrição será feita gratuitamente com os membros da coordenadoria do grupo;
2.2. Só poderá concorrer às vagas definidas no item 1.1 o candidato que tiver realmente interesse ao tema de estudo do grupo “Solos Agrícolas”.
2.3. As inscrições terão início em 26/07/2010 e poderão ser realizadas com os membros da Coordenadoria do GESA, mediante preenchimento de ficha constando o curso, período, nome completo e número de matrícula na instituição.
2.4. No ato da inscrição, o candidato indicará o curso, o período, o nome e o número de matrícula no IFMG – Campus Bambuí.
2.5. A inscrição não será obrigatória para o exame, será apenas um informativo do grupo para interessados em participar do processo seletivo.
3. DA ENTREVISTA
3.1. O 2º Processo Seletivo 2010 será realizado em período noturno, em entrevista com duração de 20 minutos para cada candidato, no dia 01/09/2010.
3.1.1. Início às 17:30 horas - Constará de uma entrevista, afim de ser traçado perfil e caráter profissional e pessoal de cada candidato a egresso do GESA.
3.1.2. Não haverá diferenciação de vagas conforme categorias de curso. As vagas serão distribuídas conforme pontuação decrescente obtida pelos candidatos, sem distinção de curso.
3.2. A entrevista terá o valor de 100 (cem) pontos, sendo que aqueles candidatos que não conseguirem no mínimo 60% de aproveitamento estarão automaticamente desclassificados.
3.3. Os candidatos aptos a serem associados do GESA devem atender as seguintes atribuições:
a) Curso Técnico Agrícola Concomitante: estar cursando até a segunda metade do segundo ano do respectivo curso;
b) Curso Técnico Agrícola Subseqüente e Técnico em Meio Ambiente: estar cursando até a segunda metade do primeiro ano dos respectivos cursos;
c) Curso Superior Bacharelado em Agronomia e Bacharelado em Zootecnia: estar cursando até o sexto período dos respectivos cursos.
3.4. Caso o candidato considere que o conteúdo de algum questionamento da entrevista não está contemplado no programa, ou tenha qualquer discordância em relação às condições deste edital, deverá encaminhar à coordenadoria do GESA, por escrito, no próprio dia da entrevista em formulário específico.
3.5. Em caso de anulação de questões por parte da coordenadoria, os respectivos pontos serão somados à nota dos candidatos que fizeram as entrevistas correspondentes.
3.6. Só participaram do processo seletivos alunos realmente matriculados em algum curso de interesse do IFMG – Campus Bambuí.
4. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
4.1. As entrevistas serão realizadas:
a) No Núcleo de Estudos Agronômicos “Wilson Marigel” (Prédio da Agronomia), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Bambuí, nas salas um, dois, três e quatro, a partir das dezessete horas e trinta minutos, do dia 01 de Agosto de 2010.
4.2 O candidato deverá comparecer ao local da entrevista com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o seu início, sem o porte de quaisquer materiais acadêmicos ou eletroeletrônicos (celulares, MP3, I-Pod’s, e outros).
4.3. A ordem de chamada para entrevista dos candidatos seguirá ordem alfabética nas respectivas salas onde forem afixadas as listas correspondentes. Cabe ao candidato verificar a sala em que será entrevistado e aguardar a respectiva chamada. Cada sala contará com a presença de pelo menos um membro da coordenadoria do grupo e um segundo membro supervisor do processo seletivo.
4.4. Em nenhuma hipótese será permitida a entrada de candidatos após decorrido cinco minutos da sua segunda chamada para entrevista, ficando os mesmos automaticamente eliminados do Processo Seletivo. A porta será fechada, impreterivelmente, após a entrada de cada candidato. O tempo de entrevista para cada candidato será de 20 minutos, sendo descontado o respectivo atraso do mesmo no decorrer da chamada.
4.5. A pontualidade do candidato na entrevista constitui critério avaliativo inicial. O candidato que não comparecer no dia, horários e locais indicados será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.
4.6. O candidato portador de necessidades especiais, prótese metálica, prótese auditiva, marca - passo ou ainda que, por motivo grave de saúde, necessite de condições especiais para fazer a prova, deverá informar a sua situação com antecedência aos membros da coordenadoria, através do e-mail: gesacefetbi@gmail.com
4.7. O GESA reserva-se no direito de alterar o horário e as datas de realização das entrevistas, responsabilizando-se, contudo, por dar ampla divulgação, com a devida antecedência, a quaisquer alterações.
4.8. O candidato poderá se retirar da sala, quando dado o término da mesma.
4.9. Somente será permitido ao candidato o uso de comunicação oral durante a realização da entrevista, sem o uso de quaisquer meios de comunicação externo ou escritos.
4.10. Os candidatos deverão responder de forma objetiva e direta os questionamentos referentes do processo seletivo.
4.11. Os candidatos terão suas respostas anuladas se:
a) As respostas não condizerem com o sentido da pergunta, tentando ludibriar ou responder de forma distorcida os questionamentos.
4.12. O candidato que faz uso regular de algum medicamento deverá tomar providências quanto à sua aquisição ou porte.
5. DA ELIMINAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
5.1. Estará eliminado do Processo Seletivo o candidato que obtiver nota 0 (zero).
5.2. O candidato que, durante a realização das provas, utilizar-se de meios fraudulentos, será automaticamente eliminado do processo seletivo.
5.3. A divulgação dos resultados consistirá na publicação de lista, até o dia 03/09/2010, que será afixada nos quadros de aviso do IFMG – Campus Bambuí e estará disponível no endereço www.gesacefetbi.blogspot.com , em ordem alfabética dos nomes dos candidatos classificados. Não haverá convocação individual.
5.4. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente dos pontos obtidos como resultado final, até o limite das vagas oferecidas.
5.5. Nas apurações finais, ocorrendo empate na última colocação, prevalecerá, para efeito de classificação, o número de pontos obtidos pelos alunos que estiverem cursando os primeiros anos de seus respectivos cursos.
6. DA ENTRADA AO GRUPO
6.1. Os candidatos aprovados terão uma semana para procurar ou deixar-se visível ao grupo;
6.2. A critério exclusivo do GESA, poderão ocorrer novas chamadas, com prazos estabelecidos na convocação do candidato.
6.3. Perderá o direito à vaga o candidato que não se apresentar ou não se deixar visível ao grupo, conforme o item 6.1.
6.4. Acompanhar avisos e reuniões, anexadas nos murais do IFMG - Campus Bambuí;
6.5. Seguir o estatuto do grupo.
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. Ao iniciar as atividades do Grupo de Estudos em Solos Agrícolas, poderão ser desenvolvidas atividades práticas em horários diversificados (manhã, tarde, noite, escalas e plantões de finais de semana e férias).
7.2. Atos de indisciplina praticados durante a realização das entrevistas serão julgados pela coordenadoria do GESA, que poderá excluir o candidato do Processo Seletivo, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.
7.3. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadoria do GESA.
Bambuí-MG, 26 de Julho de 2010.


Josimar Rodrigues Oliveira
Coordenador Geral - GESA