O GESA – Grupo de Estudos em Solos Agrícolas realizou durante o dia 18 de março mais uma visita técnica a uma das principais e mais bem sucedida empresas do ramo agrícola, o Grupo Sekita Agronegócio, localizado na região de São Gotardo/MG. O Grupo Sekita Agronegócio atua a várias décadas no cultivo de hortaliças, em especial a cenoura e o alho. Os alunos do GESA foram acompanhados pela Professora Dra. Sheila Isabel do Carmo Pinto (IFMG - Campus Bambuí) e recepcionados pelo Gerente Agrícola Eng. Agrônomo Eduardo Sekita de Oliveira e pelo Eng. Agrônomo Denis Kanayama.
Atualmente o Grupo Sekita Agronegócios trabalha com áreas próprias e arrendadas nos municípios de Rio Paranaíba, Ibiá e Campos Altos, com cultivo de Cenoura, Alho, Milho, Soja, Trigo e Produção de Leite. As culturas estão numa área de 2.400 ha irrigada por pivô central, com mais de 50 bases de pivô, e num total de 3.100 ha. Devido ao grande investimento em eficiência gerencial e comercial, essa empresa se destaca pela qualidade de seus produtos, sendo reconhecida nacionalmente dentro do mercado de hortaliças.
Durante a visita os alunos membros do GESA puderam conhecer um pouco da história do Grupo Sekita Agronegócios, sua missão e valores, o sistema de governança corporativa adotado pela empresa e as principais estratégias adotadas pela empresa ao longo dos anos diante do mercado e do sistema de produção. Também tomaram conhecimento sobre o sistema de cultivo da cenoura e alho, pouco abordado no curso de Agronomia, com informações agronômicas sobre essas culturas como produção de alho semente, plantio, stand, adubação, manejo de doenças, manejo da irrigação, tratos culturais, colheita, processamento e venda. Os alunos também puderam ver o sistema de aproveitamento de resíduos adotado pela empresa, com a fabricação de composto orgânico de excelente qualidade que é utilizado pela própria empresa nas suas áreas e o uso do efluente líquido na fertirrigação, através de um sistema de separação dos resíduos sólidos e líquidos gerados no sistema intensivo de produção de leite.